Você já ouviu falar sobre networking? Se sim, você sabe o que é networking e para que serve? Calma, que se a resposta for não, tudo bem, pois essa é uma dúvida muito comum entre estagiários e aprendizes, então decidimos criar esse conteúdo para sanar de vez todas as dúvidas sobre o que é esse tal networking e qual a importância em sua caminhada profissional.

 

As oportunidades de estágio e aprendizagem ajudam a conquistar conhecimento profissional e independência financeira, mesmo com pouca idade, mas esses não são os únicos benefícios, pois além deles, também serve para criar uma rede de contatos, que se bem construída, pode gerar muitas outras oportunidades para seu crescimento profissional. 

 

Como nem todo mundo sabe a importância do networking, algumas pessoas acabam desperdiçando boas oportunidades. Por isso, recomendamos que leia esse texto e tente começar a colocar essas dicas em prática, mesmo se estiver só estudando, pois nunca sabemos quem serão nossos bons contatos no futuro, certo?!

 

O que é networking e para que serve?

Networking é uma palavra claramente em inglês, sem tradução literal para o portgues, mas que se refere a relação construída entre pessoas, em prol do compartilhamento de interesses pessoais e profissionais por meio da troca de experiências, informações e influências.

 

Para resumir, estamos falando sobre as pessoas que você conhece pela sua trajetória profissional e mantém vínculo, que podem enriquecer seu currículo e seu crescimento profissional.

 

Pensando que o jovem aprendiz e o estagiário não possuem um histórico de carreira, o networking se torna peça fundamental, pois nada melhor que ter profissionais experientes, como chefes que gostaram do seu trabalho, como referências em uma próxima vaga, ou até mesmo como quem te indicou. 

Qual a importância e os benefícios do networking?

Por mais que alguns acreditem que é possível viver e fazer tudo sozinhos, sabemos que isso não é real, principalmente quando o assunto é o mundo corporativo. Nesse caso, as suas relações profissionais são de extrema relevância para chegar aos seus objetivos de carreira. 

 

Amplifica seu conhecimento

A base do networking é a troca de conhecimento, como informações sobre algo ou melhores técnicas para a profissão. Use esse momento para aprender com seus contatos, mas também pense em como sua participação pode ser relevante, então tente compartilhar seu conhecimento quando puder, pois a missão é no fim todos se ajudarem.  

 

Alguns dos benefícios que você pode ter com isso, são:

 

 

Indicações e oportunidades

Quando nos pedem indicação para uma vaga, preferimos aqueles que já conhecemos, certo?! Então lembre-se de que você está diante de uma oportunidade de estreitar laços profissionais saudáveis e ampliar seus horizontes a partir da aproximação com pessoas que atuam na sua área e em outros setores, como outros estagiários, chefes e gestores. 

 

Pense que além de adquirir conhecimento, você pode ser notado em entrevistas, indicações, bolsas de estudo e etc… Pois é aquela frase batida, mas que faz sentido: “Quem não é visto, não é lembrado”, então você deve se mostrar ativo em sua rede de contatos.

Acesso à boas vagas

O uso do networking como uma ferramenta de recrutamento, é muito comum nas empresas, pois hoje em dia, a contratação não se limita à consideração das competências técnicas ou conhecimentos acadêmicos apresentados pelo candidato, mas tem grande atenção ao comportamento e toda a conexão que ele formou até aquele momento, pelas empresas que passou.

 

Por isso, construir uma boa rede pode fazer com que seus contatos se lembrem de você a cada oportunidade, pois sabem do seu perfil e as suas aspirações, logo, se fez um bom trabalho e um bom networking por onde passou, naturalmente ficará em evidência quando alguma vaga boa surgir.

 

Como fazer networking?

Você já aprendeu que a base de um bom networking, é construir e alimentar laços profissionais com as pessoas que conhece, entregando um bom trabalho, aprendendo com os ensinamentos que são passados e agregando com o seu conhecimento. Agindo dessa forma, você garante que seu círculo de relacionamentos lembre de você, caso alguma boa oportunidade apareça. 

 

Já ficou curioso em como pode melhorar o seu? Vamos deixar algumas dicas de como ampliar e nutrir seu networking.

 

Participe de eventos do seu nicho

Não é muito comum conhecer novas pessoas, frequentando os mesmos lugares, então aposte em diversificar, vá a eventos que agregam na sua formação, mas que também possibilitam um bom networking, como palestras, workshops, feiras estudantis, exposições e tudo o que for relacionado a sua área de atuação. 

 

Reforce laços com as pessoas que já conhece 

Nunca sabemos quem vamos encontrar daqui alguns anos, qual será nossas posições e quais são as ações que podem nos aproximar ou afastar de boas oportunidades, então tenha em mente que todos os seus contatos são valiosos, desde aqueles amigos do colégio, até os gestores do seu trabalho como jovem aprendiz, pois além de todos terem coisas a te ensinar, no futuro, podem te ajudar a participar de experiências que nem você imagina hoje..

 

Procure se manter presente e mantenha esse vínculo forte, trocando informações e dicas profissionais.

 

Aprenda a se expressar em público

Se você for tímido, pode ter encontrado dificuldade em alguma das dicas, mas pense que é mais uma conversa, mais um colega de trabalho e não deixe a timidez tirar suas chances de construir um bom networking. 

 

Outra coisa que deve se atentar, é sobre como se expressar, aprendendo a ouvir mais, fazendo perguntas pertinentes e tomando muito cuidado para não ser inconveniente ou arrogante. 

 

NUNCA FALE MAL DE OUTRO PROFISSIONAL OU EMPRESA. 

 

Essa atitude passa uma imagem pouco profissional e prejudica sua reputação.

Mantenha a sua rede informada sobre suas conquistas e ações

Se você está se movimentando de alguma forma para evoluir profissionalmente, vale a pena garantir que sua rede de contatos saiba disso, encontrando meios de compartilhar, sem parecer arrogante ou que você tem necessidade de chamar atenção. 

 

Plataformas como o Linkedin, podem te ajudar a destacar seus feitos, como cursos, especializações, bolsas de estudo, notas de provas ou trabalhos, novos clientes e prêmios. Você pode, ainda, publicar artigos e notícias para demonstrar que está em constante atualização.

 

Se quiser adicionar certificados de cursos para melhorar seu perfil, conheça o Edufica, nossa plataforma de cursos gratuitos e online.

 

Pronto, agora você já aprendeu o que é Networking e como começar a criar sua rede de contatos, ampliando suas oportunidades profissionais. 

 

Lembre-se que essa não é a única forma de entrar no mercado de trabalho, pois muitas empresas recrutam sem a necessidade de uma indicação, mas já que isso pode te gerar bons frutos, por que não investir?!

 

Se você deseja participar de processos seletivos para aprendiz e estagiários, fazer cursos gratuitos e ter mais visibilidade em seu perfil profissional, mesmo sem experiência, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.