Se ser um bom menor aprendiz, é a sua meta após ser contratado para a vaga, temos algumas dicas que podem ser úteis para seu desenvolvimento.

O programa de aprendizagem do governo, instituído pela Lei 10.097, de 2000, é a única forma legal para jovens menores de 16 anos, ingressarem no mercado de trabalho, sem que seja considerado trabalho infantil (o que é caracterizado crime).

O estado entendeu a necessidade de introduzir, de forma educativa e obrigatória para as empresas, jovens de 14 a 24 anos, sem a necessidade de terem uma experiência prévia, para que seja desenvolvida a mão de obra qualificada, sem abrir mão dos estudos, transformando em profissionais mais preparados para as próximas experiências.

 

Com essa lei, foi decidido que toda empresa de médio e grande porte, deveriam ter em seu quadro de funcionários, de 5% a 15% de aprendizes, tornando esse sistema a “porta de entrada” para jovens no mercado de trabalho.

Por ter uma carga-horária e regras diferentes dos empregos tradicionais, ou até mesmo de um estágio, que seria um modelo de trabalho mais próximo da aprendizagem, os benefícios e remuneração são calculados de forma diferente.

Se você quiser saber mais sobre os benefícios que todo jovem aprendiz tem direito, acesse este link.

O foco desse programa, é a aprendizagem do jovem, por isso, a carga horária é dividida entre trabalho e estudo técnico-profissional, ministrado pela empresa integradora.

 

Dicas essênciais para todo Menor Aprendiz

 

Por ser a primeira experiência de muitos, as dúvidas são naturais e não existe um plano perfeito para ser o melhor aprendiz da empresa, até porque, cada empresa, cargo ou função será diferente para cada pessoa, trazendo novidades, formas diversas de lidar com as tarefas, com colegas de trabalho, rotina e etc… Mas existem coisas, que se você souber antes de ser menor aprendiz, podem te ajudar a ter um primeiro emprego memorável e feliz.


O FOCO DO MENOR APRENDIZ É APRENDER


Como já comentamos no texto, o foco é o aprendizado, então como podemos aprender? Aceitando os desafios, perguntando sempre que tiver dúvidas, colocando a mão na massa, se envolvendo em projetos diversificados, estando aberto a críticas construtivas de seus colegas de equipe e refletindo sobre elas.

Você se demonstrar interessado em aprender, pode ser até um diferencial para uma possível efetivação ao fim do contrato de 2 anos máximos que a lei determina, pois um jovem interessado em aprender e se desenvolver, pode ser o que a empresa necessita para outras posições.

Além disso, se você não teve uma experiência anterior, é muito provável que essa seja a primeira vez que enfrentou responsabilidades como trabalhar em uma equipe, desenvolver tarefas que vão ser avaliadas por um supervisor e a pressão de ser perfeito, ou saber tudo, pode prejudicar o seu desempenho, então entenda que tudo bem não ter todas as respostas, você está ali para aprender o máximo possível e ajudar a empresa nas tarefas que te determinam, entregando o melhor que você pode.

Não se cobre para ser perfeito, aprenda o máximo que puder e entregue o seu melhor, que certamente, seus superiores vão notar a sua dedicação.

 

CUIDE DOS ESTUDOS 


Pode parecer estranho, principalmente quando tudo o que você deseja é trabalhar, mas os seus estudos são e sempre vão ser a parte mais importante do seu dia-a-dia. Não descuide das provas, tenha uma rotina de estudo, não falte nas aulas e não deixe seu rendimento escolar cair.

Digo isso por dois fatores:

 

SEJA PROATIVO E RESPONSÁVEL


Independente do nível de complexidade de uma tarefa, seja sempre cauteloso para evitar erros bobos e trazer uma visão equivocada sobre sua competência. Sabemos que erros acontecem, mas cuide para que não seja algo habitual.

Existem casos excepcionais, como doenças e situações de força maior, em que você pode ser impedido de ir ao emprego ou as aulas de aprendizagem, mas tente ao máximo manter sua frequência e seus horários, pois isso vai demonstrar que pode ser responsável e pontual, não só nas tarefas, mas em seu comportamento.


CRIE METAS


É importante viver essa experiência, descobrir o que é o primeiro emprego, como são as rotinas, as tarefas, mas pense o que você deseja fazer no futuro, no curto, médio e longo prazo, criando metas e objetivos para sua vida.

Trace um plano para seus sonhos e pense o que deve fazer para chegar lá. Lembre-se que não será possível abraçar o mundo inteiro, fazer tudo de uma vez e realizar todos os projetos em um curto espaço de tempo, então planeje e se dedique o máximo que conseguir para estar preparado quando as oportunidades aparecerem.

Se você busca por vagas de menor aprendiz e estágio, clique neste link 🙂

 

7 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.