O que é distanciamento social?

 

Com a chegada no novo vírus, as palavras “distanciamento social” e “isolamento social” estão sendo usadas pelo Ministério da Saúde e profissionais da área, mas você sabe o que significam esses termos?

 

De acordo com João Gabardo, secretário do Ministério da Saúde, 86% dos casos infectados pelo COVID-19, o novo vírus que se espalha pelo mundo, é assintomático, ou seja, não demonstra os sintomas registrados. Pensando pelo lado racional, parece uma boa notícia que a maioria dos casos não tenha os sintomas, mas isso se torna perigoso para a identificação dos infectados e propagação do vírus, pois sem saber quem está doente, não conseguimos fazer a quarentena especificamente para estes, o que nos leva ao tema de distanciamento social. 

 

Entendendo isso, a forma mais eficaz de reduzir o risco é manter distância das outras pessoas. O Ministério da Saúde, recomenda que seja mantido o espaço de 2 metros entre as pessoas, pois diferente de outros vírus, o coronavírus não é transmitido pelo ar, mas sim pelas gotículas expelidas por um indivíduo infectado, no espirro, por exemplo.

 

Especialistas afirmam que cada pessoa infectada, infecta duas ou três, e a conta continua seguindo, fazendo a doença se proliferar muito rapidamente nos países que se encontra, deixando muitos doentes e mortos por onde passa, principalmente aqueles que estão no grupo de risco, por possuírem doenças pré existentes, serem idosos ou terem complicações respiratórias.  

 

Reduzindo o número de pessoas circulando, com o isolamento social, garantimos que quem realmente precisa sair, pois seu trabalho não permite uma adaptação em home office, por exemplo, possa fazer isso de forma mais segura, com os ambientes mais vazios, possibilitando o distanciamento no transporte, por exemplo. Algo que seria impossível se todos estivessem circulando normalmente.

 

Isolamento Social

 

Diferente do distanciamento, esta expressão é indicada para quem já tem os sintomas do vírus, pois neste caso, o Ministério da saúde indica que não exista contato algum com outras pessoas ou objetos que outras pessoas podem usar, pois o risco de contaminação é real. No momento atual, é recomendado toda pessoa que tenha qualquer sintoma de gripe, fique em isolamento e só procure uma unidade médica, caso tenha dificuldades para respirar, nos casos mais leves, o cuidado deve ser semelhante a um contágio de gripe normal.

 

Dicas de Distanciamento Social

 

Dentro dessas dicas, o que acha de tentar adaptar seu trabalho para home office? Sua empresa já mencionou essa possibilidade? Se sim, você sabe o que é?

 

Qual a importância do home office para o distanciamento social?

 

Sabemos que não são todas as profissões e atividades que permitem o home office, por exemplo: médicos, enfermeiros e socorristas, que realmente estão se arriscando todos os dias para ajudar quem precisa lutar contra esta doença. As profissões que permitem a migração do trabalho para home office, ajudam não a evitar a propagação do vírus, diminuindo o número de pessoas circulando e dando mais segurança para quem necessariamente precisa sair de casa, como garante que sua empresa não pare e que a economia continue a girar da forma esperada.

Muita gente confunde home office com dias de folga, mas nada disso! O conceito de home office é que você possa trabalhar de qualquer lugar, inclusive da sua casa. Como muitas empresas nunca tiveram a política de home office antes da pandemia, muitas pessoas estão com dúvidas em como funciona, mas vamos esclarecer algumas delas.

 

O que é home office?

 

Primeiramente, é necessário esclarecer que além do espaço de trabalho, nada deve mudar radicalmente. Você vai precisar de uma estrutura simples, como mesa e cadeira, além de uma boa conexão com internet e um local que você consiga realizar suas tarefas.

 

Basicamente, você vai ter um escritório portátil, podendo trabalhar de onde quiser, desde que tenha uma boa conexão de internet e uma estrutura mínima.

Home office, não significa necessariamente trabalhar em casa, você pode optar por um Coworking, um outro escritório, um café, uma biblioteca, enfim, onde você  consiga melhor se concentrar e se sentir bem.

 

Vou ter um horário?

Bom, essa pergunta depende muito da empresa, pois existem companhias que prezam pelo horário seguido por todos, outras focam em horas trabalhadas ou resultados, então vai depender muito do estilo de empresa que você trabalha. O mais importante, é estar online em reuniões e conseguir cumprir seus compromissos profissionais.

Lembrando, que por não ter hora para sair, pois já está em casa, muitas pessoas ultrapassam o saudável das horas trabalhadas, então tente manter uma rotina, com hora para acordar, iniciar, almoçar e desligar o computador, assim como faria se estivesse presencialmente.

 

Dicas

 

Alinhamento de Expectativas


Tenha reuniões diárias sobre o andamento do trabalho, conversas claras e alinhe suas expectativas e de seus superiores, pois a falta de convivência presencial, pode deixar algumas coisas mal entendidas, por isso, a comunicação neste momento é tão importante.

 

Whatsapp não é ferramenta de trabalho!!!

 

Sim, muitas pessoas usam o whatsapp para vendas, negociações e etc… Mas o recomendado, é que não misturem os números empresariais e pessoais, para que nos momentos de folga, o funcionário tenha realmente folga e não fique resolvendo problemas pelo número pessoal. 

 

Existem várias ferramentas de comunicação interessantes para o trabalho, como: Slack e Skype. 

 

Pijama e Netflix

 

É tentador aposentar as roupas mais sérias, usar aquele pijama favorito e deixar uma série passando, mas deixe isso para o momento finalizar o dia de trabalho, pois situações assim podem tirar o seu foco e deixar seu dia mais improdutivo. 

 

Essas são algumas ferramentas que podem te ajudar neste período:

É um momento novo para todos nós, mas também é a oportunidade para aprendermos mais sobre este estilo de trabalho, pois o mundo globalizado, a cada dia é menos presencial. Se dúvidas surgirem no caminho, deixe nos comentários e aprenderemos juntos!

Se deseja contratar um jovem aprendiz ou estagiário, entre em nosso portal.

Se deseja se candidatar a vagas de jovem aprendiz ou estagiário, se inscreva neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.