Há muitos índices com os quais uma empresa se preocupa, como quantidade de vendas, receita mensal, quantidade de clientes adquiridos, entre outros. Porém, existe um índice que ainda hoje é negligenciado pelas organizações: o turnover. O monitoramento dele é essencial para que uma empresa se destaque em um mercado competitivo.

Turnover representa a rotatividade de colaboradores, ou seja, o número de funcionários que deixou a organização dentro de um período e que precisou ser substituído. É preciso que não apenas o setor de RH, mas a empresa como um todo fique atenta a essa movimentação de pessoal, já que ela envolve novos gastos com mais processos seletivos e de treinamento.

Além da parte financeira, a rotatividade de colaboradores envolve a perda de experiência, de conexões internas, de clientes, e acaba sobrecarregando os funcionários permanentes com mais trabalho. Por esse motivo, uma empresa deve ficar atenta quando as taxas de turnover estiverem altas. O que pode demonstrar instabilidade nos negócios e prejudicar a imagem da marca.

Turnover apresenta 4 tipos:

Ocorre por parte do colaborador, que escolhe quebrar seu vínculo com a organização. Pode ser resultado de uma oferta de trabalho melhor em outra empresa, da falta de plano de carreira, de conflitos internos ou da dificuldade de se comunicar com os superiores.

A decisão do desligamento parte da empresa. Pode ocorrer em função da baixa produtividade do colaborador, de conflitos internos ou da dificuldade do empregado em se enquadrar à cultura organizacional da empresa.

É quando um funcionário insatisfeito com o seu baixo desempenho dentro da empresa decide por conta própria se desligar da mesma.

Quando um colaborador altamente capacitado decide interromper seu vínculo com a empresa, por achar que esta não tem condições financeiras e organizacionais para retê-lo.

6 maneiras de reduzir o turnover em sua empresa

Depois de conhecer os tipos de turnover nas empresas, assim como as causas e consequências de suas altas taxas, é preciso entender como reduzir esse índice. Confira algumas das principais estratégias para diminuir o turnover:

É uma importante ferramenta utilizada em processos seletivos para analisar o comportamento do candidato, e assim definir se ele pode ou não ocupar a vaga oferecida. A maneira como o questionário é respondido diz sobre o perfil do profissional.

Durante o teste são avaliados itens como: capacidade de liderança, reação diante da pressão, níveis de estresse e autoestima, desenvoltura, facilidade ou dificuldade para se comunicar, entre outros.

Um ponto importante avaliado no teste é o alinhamento da cultura do candidato com a cultura organizacional da empresa. Caso haja uma divergência entre crenças e valores, dificilmente o candidato conseguirá se enquadrar no ambiente de trabalho. É por meio da harmonia entre essas culturas que ambos, candidato e empresa, conseguem crescer.

Outra forma de avaliar o comportamento de um candidato é por meio do Big Five (5 grandes fatores). Nos processos seletivos, pode ser usado como teste auxiliar para entender melhor a personalidade de cada candidato e assim aumentar a precisão das contratações.

O Big Five divide a personalidade em cinco dimensões: abertura ao novo, habilidade de interação com pessoas, instabilidade emocional, capacidade de autocontrole e demonstração de empatia.

A partir da análise desses 5 fatores, o Big Five proporciona uma melhor adequação à vaga e mais facilidade na hora de montar uma equipe, o que acarreta em um clima organizacional saudável e também diminui o absenteísmo.

Uma prática comum em processos de seleção, principalmente os de trainee, as dinâmicas de grupo têm como objetivo avaliar a personalidade do candidato e como ele age diante da pressão. Para isso são realizados jogos e atividades, simulando a rotina do cargo pretendido.

Através das atividades em grupo é possível analisar como o candidato se comporta em equipe, afinal, para muitas empresas, saber trabalhar em grupo é uma qualidade fundamental. Caso o candidato seja tímido, extrovertido ou tenha espírito de liderança, isso ficará evidente pelas suas ações e falas durante a dinâmica.

Oferecer benefícios corporativos pode auxiliar a empresa a atrair os melhores profissionais, reter talentos e a manter sua equipe motivada. É importante que sua empresa realize pesquisas de mercado para saber o que a concorrência está oferecendo aos colaboradores.

Pelo menos uma vez ao ano é necessário fazer uma revisão dos benefícios e do que precisa ser alterado ou incrementado. Alguns dos benefícios são obrigatórios, como FGTS e férias remuneradas. Enquanto os benefícios não obrigatórios mais cobiçados pelos colaboradores são plano de assistência médica e participação nos lucros.

Algumas empresas têm ido além das compensações mais comuns e passaram a oferecer espaço de lazer, lanches gratuitos e até mesmo folgas no dia do aniversário.

A criação de planos de carreira mostra ao colaborador sua importância para a empresa e possibilidade de crescimento dentro desta. Essa segurança ajuda a reduzir a saída de bons profissionais, já que estes se sentirão mais valorizados.

Planos de carreira também ajudam funcionários a ter motivação, mais autoconhecimento e foco em seus objetivos dentro da empresa.

Umas das causas do turnover é a exaustão do profissional. Uma forma de a empresa mostrar que está atenta à qualidade de vida do seu colaborador é estabelecer uma jornada justa de trabalho, que equilibre a produtividade do funcionário sem deixar de lado sua saúde física e emocional. Outra opção oferecida pelas organizações é a chance de trabalhar um dia da semana ou mais Home Office.

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