Em outros posts desse blog que vos fala, demos dicas que incluíam o Linkedin e nessa hora, principalmente para profissionais mais novos, como aprendizes e estagiários, pode surgir aquela questão: “O que é o Linkedin?”.

Bom, para te ajudar a conhecer melhor a rede social do mercado de trabalho, preparamos esse conteúdo para você aprender qual a sua importância, o que é, principais objetivos e vantagens em ter um linkedin. 

De forma muito resumida, podemos dizer que o LinkedIn é uma rede social para relacionamentos profissionais, ou seja, é pensado para ajudar empresas, pessoas e o mercado de trabalho se relacionarem, por meio de vagas, conteúdos e grupos.

Aprendendo mais sobre o Linkedin nesse texto, você vai descobrir como ele pode ser uma ótima ferramenta para sua vida profissional.

 

O que é o Linkedin?

 

Como dissemos antes, LinkedIn é uma rede social da vida profissional, ou seja, uma plataforma que possibilita a interação entre pessoas e empresa, conduzindo conteúdos interessantes para quem quer aprender mais sobre determinada área ou empresa.

Todo profissional tem um Linkedin 

Tá bom, não são todos os profissionais, mas acredite, a grande maioria possui um perfil na rede social. O Brasil tem um pouco mais de 300 milhões de usuários, contabilizando mais da metade das pessoas e é listado como um dos países que mais utiliza a plataforma. 

Uma das características que ajuda nesse movimento, é o foco da rede social, com seu conteúdo muito alinhado aos interesses profissionais, sem desviar a atenção para outros temas.

Então não, provavelmente não vai ter um tik tok aleatório no meio do seu feed do Linkedin.

 

Para que serve o Linkedin?

Sabendo um pouco mais sobre a rede social favorita de quem acompanha o mercado de trabalho, vamos te contar suas principais funcionalidades .

 

Aquela palavras não tão comum, mas não tão difícil. Networking em tradução literal significa “trabalho em rede”, então podemos dizer que neste contexto seria um trabalho em redes profissionais, algo do tipo.
O Linkedin é um ótimo lugar para criar e fortalecer uma boa rede de contatos profissionais. Independentemente de qual é sua área, qual seu nível de experiência ou momento de carreira, é importante ter um bom networking desde cedo.

Algumas das utilidades voltadas para networking no Linkedin, são as trocas de informações, recomendações de amigos de trabalho, destacando diferenciais para quem for acessar seu perfil, mais detalhes e informações sobre rotina e cultura daquela empresa que você admira, grupos sobre assuntos que quer se manter atualizado, com vários profissionais da área debatendo os temas importantes sobre ele, entre outras várias funcionalidades bacanas. 

 

Bom, se você veio de outros posts relacionados aos nossos minicursos, provavelmente viu alguma dica sobre a importância de adicionar os certificados no seu perfil, certo? Essa dica é bacana, pois o seu perfil no Linkedin é quase como um currículo.
Histórico acadêmico, trajetória profissional, cursos, certificados, trabalhos voluntários, qualificações e idiomas, são alguns dos exemplos de campos dessa rede social, deixando seu perfil exposto de forma amigável para contatos profissionais. 

Obviamente, indicamos que adicione seus certificados de minicursos Edufica no Linkedin, principalmente se for Jovem Aprendiz ou Estagiário, pois seus feitos acadêmicos são os maiores diferenciais no momento de uma contratação.

Outra coisa interessante, é adicionar seu perfil do Linkedin na plataforma Edujob, caso tenha cadastro. A maioria dos recrutadores gostam de dar aquela conferida no Linkedin para ver o que tem por lá. 

 

Se você gosta de escrever, criar vídeos, artes sobre o que estuda, habilidade que tem ou tema relevante para alguma área do mercado, pode se destacar muito produzindo conteúdo e engajando sua comunidade no Linkedin, mesmo que apenas reposte conteúdo de qualidade e participe ativamente das publicações, isso já pode ajudar a construir sua imagem profissional e mostrar para o mercado quais são seus interesses e quais assuntos acompanha. 

 

Como funciona o LinkedIn?

Além do seu perfil, é importante entender o funcionamento de alguns outros mecanismos, ou seja, quais outros recursos o Linkedin tem para te oferecer.

 

Como qualquer outra rede social, o Feed de notícias é a página central, a que você tem acesso aos conteúdos publicados pelas empresas que segue e pessoas que têm conexão. 

Existe a possibilidade de comentar, compartilhar e curtir com diferentes reações aquela postagem, sendo uma maneira muito simples de interagir com sua rede de contatos.

Importante: Lembre-se que essa é uma rede profissional, então tenha cuidado com o que posta ou compartilha no Linkedin. A mesma rede que pode trazer visibilidade para seu lado profissional, pode fechar algumas oportunidades se você não estiver interagindo de forma adequada. 

 

Cada rede batizar isso de forma diferente, mas no Linkedin as conexões estão para “amigos” do Facebook, ou “Seguidores” do Instagram. São basicamente seus contatos, podendo ser conhecidos, colegas de trabalho, referências profissionais e qualquer pessoa que você deseje acompanhar o desenvolvimento profissional. 

 

Quais as vantagens em ter uma conta no LinkedIn?

Agora que já sabe um tudo sobre Linkedin, separamos quais são as principais vantagens em ter uma conta nessa rede social profissional.

 

No início do texto comentamos qual o número aproximado de pessoas no Linkedin Brasil, isso demonstra o quão exposto o seu perfil pode estar e as infinitas possibilidades que podem surgir disso. 

Oportunidades de diversos modelos podem surgir, como por exemplo, vagas de emprego e bolsas de estudos, te conectando com empresas, recrutadores e profissionais que estão ali para fazer networking e conhecer novos talentos. 

 

Um recurso muito bacana no Linkedin são as recomendações. Na prática, uma conexão que te conhece, já trabalhou com você sabe do seu desempenho, pode recomendar uma qualidade sua, trajetória ou habilidade e isso vai ficar exposto no seu perfil, gerando mais credibilidade para quem for acessar. 

 

Sem dúvidas, a melhor parte do Linkedin é a troca de conhecimento. Você pode absorver conteúdos de diversos temas, rotinas e questionamentos reais de profissionais que estão na mesma área ou na área que deseja alcançar. 

Isso é muito bacana, pois principalmente para pessoas em início de carreira, ter acesso a como isso funciona e como as pessoas se relacionam, pode ajudá-lo a amadurecer como profissional. 

 

Nossa última dica é: Lembre-se que o Linkedin é diferente das outras redes, talvez você estranhe no começo, mas com o tempo prometemos que vai ser interessante aprender por lá. 

 

Agora que já sabe o que é o Linkedin, que tal adicionar nossos minicursos lá?

 

Se quer destacar seu perfil no Linkedin, faça nossos minicursos gratuitos Edufica e adicione o certificado para que as suas conexões saibam sobre seu conhecimento. 

 

Para se cadastrar, clique aqui 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.