Você sabe o que é estágio?

Entre as muitas dúvidas que surgem quando jovens estão em busca de suas primeiras oportunidades, as relacionadas aos tipos de vagas disponíveis se destacam. Por serem profissionais em início de carreira, muitos não sabem ao certo o que é um estágio, o que esperar, quais são as características dessa função, mas querem uma vaga.

 

Não saber o que é um estágio pode prejudicar a experiência do jovem, frustrar expectativas ou atrapalhar na busca por vagas desse perfil. Pensando nisso, criamos esse conteúdo para que você aprenda tudo sobre estágio e suas características, desde os requisitos, formas, horários, até algumas dicas para que você tenha sucesso na sua busca por vagas de estágio.

 

O que é estágio?

 

O estágio profissional, regulamentado pela lei LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008, é o momento que estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos aprendidos no ensino ainda em curso, aprimorando suas habilidades e conhecimentos. Serve muito bem como um complemento ao aprendizado, seja em nível médio, técnico ou superiores.

 

Pode ser remunerado ou não, dependendo do acordo entre as parte e da modalidade de estágio, assunto que falaremos com mais detalhes a seguir.

 

Por ser a porta de entrada de um profissional em formação, o estágio é entendido como ato educativo supervisionado, uma importante ferramenta de objetivo pedagógico, para o aprendizado de competências próprias da atividade escolhida.

 

Mas não só as atividades técnicas são importantes em um estágio, soft skills* também são desenvolvidas e aprimoradas, transformando um estudante em profissional de fato.

 

*Se não sabe o que significa essa expressão, corre para ler esse outro post daqui a pouco, pois os recrutadores já usam em entrevistas.*

 

Como funciona um estágio?

 

Bom, já notamos a importância dessa etapa na vida de qualquer jovem em busca de crescimento profissional, mas afinal como o estágio funciona exatamente?

Ele se parece com qualquer outro trabalho, em que você tem seu horário, suas funções, obrigações e direitos, mas precisamos reforçar uma característica que nos casos de trabalho como Jovem Aprendiz e Estagiário muda a dinâmica de como as coisas acontecem: O foco é a aprendizagem!

Pode parecer um pouco óbvio para quem conhece o tema, mas esse é o pilar que sustenta todas as diferenças de um estágio para um trabalho formal CLT, pois uma vez que o estágio é ato pedagógico, você não pode simplesmente esperar que o jovem saiba todas as funções, por exemplo.

 

Uma das diferenças de um estágio, é a supervisão das atividades por um profissional formado, e a apresentação de relatórios a cada semestre para a instituição de ensino, afim de acompanhar seu desenvolvimento. 

 

Por não estar na CLT, estágio não estabelece vínculo empregatício, respeitando apenas as regras contidas na lei própria e sendo formalizado por um contrato de trabalho. Por esse motivo, alguns direitos e deveres são diferentes dos tradicionais mencionados na CLT.

Se quiser saber mais sobre os Direitos e Deveres de um estagiário, clique aqui.

 

Modalidade de estágio: 

 

Quem pode ser estagiário?

 

A lei determina que estagiários podem ser alunos de Educação Superior, Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ou seja, vários são os estudantes que podem fazer estágio, mesmo sendo mais comum os estágios para nível superior.

 

Nestes casos, você pode estagiar em mais de uma companhia durante seu período de formação, tendo chances de experimentar e descobrir em qual área específica investir dentro da própria profissão, desde que respeite o tempo máximo de duração, que são 2 anos em cada experiência de estágio.

 

Outra coisa importante é que as atividades realizadas precisam ser compatíveis com as que foram combinadas no termo de compromisso, conhecido também como contrato de estágio.

 

Agora que sabemos que vários perfis de estudantes podem ser estagiários, vamos descrever a carga horária de cada um.

 

Carga Horária

 

 

Já sei o que é estágio, mas o que isso afeta na minha carreira?

 

O estágio é a oportunidade de aprender na prática tudo que é visto na sala de aula, formando um profissional mais completo e compatível com o verdadeiro mercado de trabalho. Você desenvolve habilidades essenciais para a profissão e que farão diferença na atuação depois que o diploma chegar.

 

Muitas vagas pedem experiência profissional, então o estágio é a forma de conseguir essa experiência necessária para desempenhar com mais segurança suas funções e servir como diferencial na busca de novas oportunidades. 

 

Outra coisa que pode acontecer, é a própria companhia que fez estágio te contratar como profissional efetivo (regido pelos direitos da CLT) ao fim dos 2 anos, abrindo portas para que cresça na empresa.

 

Como conseguir um estágio?

 

Temos várias dicas em nosso blog, ensinamos por exemplo como montar um currículo, o que dizer em entrevistas, qual roupa escolher para uma entrevista de estágio, como ir bem em entrevistas onlines e muito mais, se quiser continuar aprendendo, é só escolher o título que mais te interessa.

 

Se você entendeu que o estágio é uma fase super importante para a sua formação como profissional, clique aqui e descubra mais sobre como conseguir vagas de estágio.

 

Dica extra: Se você está em busca de um estágio, pode ter certeza que é o caminho certo para crescer como profissional. Use esse momento para aprender tudo o que pode, pergunte, questione, dê ideias, não se acanhe por ser novo, pois sabendo respeitar as hierarquias, não existe problema algum em ser curioso, muito pelo contrário, se a curiosidade e a vontade de aprender forem parte da sua pró-atividade, será um diferencial muito bacana, certamente visto e aplaudido por seus superiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.