Aprenda como contratar jovem aprendiz e quais são os benefícios de contar com esse profissional!

 

Dia 12 de junho, foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007, que visa a proteção de jovens brasileiros, para que seus estudos não sejam negligenciados por conta do trabalho, proibindo que menores de idade trabalhem nos formatos tradicionais da CLT (Consolidações das Leis do Trabalho), com as cargas-horárias, funções e rotinas que possam prejudicar seu desenvolvimento estudantil.

 

Para auxiliar nesta lei e ao mesmo tempo, incentivar uma forma de trabalho que proteja a vida escolar do jovem, a Lei da Aprendizagem n° 10.097/2000, criou no ano 2000 o profissional Jovem Aprendiz. Alguém que mesmo sendo menor de idade, poderá trabalhar e se desenvolver profissionalmente, enquanto estuda e se prepara para a vida adulta, pois as horas de trabalho são divididas entre trabalho e estudo técnico profissional.

 

Esta lei foi desenvolvida para garantir o ingresso de jovens nas empresas, de forma segura para o trabalhador e para o jovem, incentivando oportunidades de trabalho para novos talentos, lembrando que é obrigatória a presença de 5% a 15% de aprendizes, quando a empresa é considerada de médio ou grande porte.

Com essas informações, notamos a importância do programa de aprendizagem no Brasil, e como contratar jovem aprendiz, pode ser uma tarefa complexa, por se tratar de jovens menores, envolver um programa de aprendizagem, entre outras peculiaridades…

 

Para facilitar este momento, criamos este conteúdo te mostrando por que é importante contratar aprendizes e como contratar jovem aprendiz no Brasil.

 

Vamos começar com:

 

O que é o programa menor aprendiz?

 

O programa jovem aprendiz, amparado pela Lei 10.097, datada em 19 de dezembro de 2000, é a iniciativa de incluir socialmente jovens ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. Além da oportunidade do menor com idade entre 14 e 24 anos ter o seu primeiro emprego, o programa capacita esses participantes para atuarem no mercado de trabalho.

 

O contrato de um aprendiz pode durar até 2 anos, sendo a empresa responsável pelo registro do jovem e o oferecimentos dos benefícios estipulados em lei.

 

Se deseja aprender quais são os benefícios do jovem aprendiz, clique neste link.

 

A lei determina que empresas de médio e grande porte, devem empregar no mínimo 5% e no máximo 15% de aprendizes em seu quadro de funcionários. É necessário que a companhia tenha um profissional interno responsável por monitorar o jovem, garantindo o desenvolvimento e aprendizado para que este tenha bom aproveitamento.

 

Desta forma, as PMEs (Pequena e média empresa)ou empresas MEI (microempreendedor individual), não entram na obrigação de contratarem aprendizes, mas isso não quer dizer que não seja interessante, e os motivos vão ficar claros nos tópicos a seguir.

 

Independente do regime da empresa, a contratação de um jovem aprendiz sempre traz benefícios, por ser um perfil que deseja aprender, que está disposto a desenvolver funções em variados departamentos e que por ser alguém muito jovem, possui uma visão diferenciada do restante da equipe, podendo ajudar em ideias inovadoras e pontos de vista.

 

Qual o benefício de contratar um Jovem Aprendiz?

 

Apenas o fato de dar a oportunidade para alguém iniciar sua vida profissional, já é argumento positivo suficiente para entender quais são ações advindas dessa decisão. Mas é pensar também, que sua empresa vai ajudar alguém a desenvolver habilidades interpessoais, aprender coisas novas, impulsionar futuros talentos e desenvolver assim seus funcionários.

 

Pois bem, como os benefícios não são apenas para os aprendizes, vamos mostrar como contratar jovem aprendiz e quais suas principais vantagens para uma empresa.

 

1. Ter um diferencial no mercado

 

Contratando um aprendiz, você demonstra sua preocupação em aprimorar talentos e garantir que os jovens tenham um bom direcionamento ao entrar no mercado de trabalho, o que ajudará em todo o mercado no país, não só na sua empresa.

 

Sua companhia mostra que se importa com o capital humano e o futuro dos jovens, levando ensinamentos as novas gerações e qualificando mão de obra, o que por si só, já mostra aspectos positivos sobre a cultura da sua empresa.

Mostra também, que é uma empresa preocupada em garantir a continuidade dos talentos, trazendo novos colaboradores que desejam aprender e se desenvolver na empresa, como forma de reciclar ideias, posicionamentos e ajudar a construir uma cultura de diversidade, até por que, nada mais eficiente que criar um ambiente diversificado, que contratar pessoas de várias gerações.

 

2. Ensinar colaboradores de acordo com a cultura da empresa

 

Pensando que um aprendiz, é um jovem com pouca ou nenhuma experiência profissional (o que para alguns pode soar negativo), é interessante focar no fato de que esse colaborador vai chegar sem vícios de comportamento, pois não possui bagagem de outros lugares, então sua organização tem a chance de treinar do zero, alguém que está disposto a aprender exatamente como sua empresa está ensinando.

 

Você pode, por exemplo, notar que um aprendiz é muito bom em determinada área, treiná-lo para aquela função e descobrir um excelente profissional para sua companhia, exatamente com os valores e cultura que deseja, pois ele foi educado por você.

 

A maioria das demissões, são motivadas por características de comportamento, não necessariamente falta de qualificação ou dedicação a função, o que você pode diminuir nos casos de aprendizes, pois é um profissional que chega aberto a aprender e se desenvolver profissionalmente de acordo com os padrões e cultura da sua companhia.

Isso vai refletir na produtividade da equipe, já que a empresa consegue obter maior padronização das suas atividades e na redução de gastos, pois diminuir demissões significa reduzir o turnover, o que impacta consideravelmente na receita das empresas.

 

3. Trazer mais criatividade e inovação

 

Quando começamos um novo trabalho, costumamos chegar mais empolgados e ávidos, levando isso para o cenário da aprendizagem, muitas vezes é o primeiro emprego daquele jovem, então ele estará cheio de disposição e novas ideias, buscando se destacar.

 

Aqui é o momento de não apenas ensinar, mas aprender com o jovem. As vezes fazemos tantas vezes a mesma coisa, que não conseguimos notar modificações, mas a chegada desse jovem, pode trazer um novo olhar para sua companhia, na forma que os processos ocorrem, como se posicionam como marca e etc…

 

Juntando a experiência dos colaboradores e o olhar inovador de um aprendiz, você pode estimular novos produtos, ideias e motivar sua equipe a não se acomodar com o que é feito, mas criar o pensamento que sempre podemos fazer melhor o que fazemos.

 

4. Obter incentivos fiscais

 

Uma das vantagens mensuráveis a curto prazo, é a obtenção de incentivos fiscais por parte dos órgão públicos.

 

Veja alguns deles na lista abaixo:

 

5. Trabalhar a responsabilidade social

 

Como comentamos no primeiro parágrafo, este mês é comemorado o dia do combate ao trabalho infantil, mostrando que essa iniciativa não é só importante como diferencial para empresa, mas ajuda socialmente o Brasil a lutar por uma causa tão difícil de ser vencida, principalmente quando lembramos que grande parte do nosso país ainda se encontra em situação de pobreza e que muitos jovens precisam trabalhar para ajudar nas finanças em casa.

 

Com o programa jovem aprendiz, você ajuda que um jovem se desenvolva, aprenda, trabalhe e tenha receita, de forma que não atrapalhe seus estudos ou sua vida particular, inserindo um novo talento no mercado e garantindo suas ressalvas legais.

 

Podemos assim definir que a contratação do jovem ajuda a oferecer a ele um futuro mais promissor. Como é proibido aos jovens menores de 16 anos trabalharem, o programa ajuda na formação deles tanto com o estudo quanto no desenvolvimento de uma ocupação futura. Isso é bastante positivo, quando lembramos dos casos que estão mais vulneráveis socialmente.

 

Uma organização tem muito a ganhar com o programa menor aprendiz, que tem interesse em desenvolver os seus talentos profissionais e mostrar as suas qualidades. Esse entusiasmo do jovem por si só já conta vários pontos.

 

Tudo bem, agora que já sabe quais são as vantagens em contratar um aprendiz, vamos te mostrar como é fácil encontrar jovens pela plataforma Edujob.

 

Como contratar Jovem Aprendiz?

 

Se você deseja contratar um Jovem Aprendiz, entre em contato ou faça sua inscrição neste link e receba o contato do nosso time.

 

Como incentivo, você terá 3 vagas gratuitas, podendo utilizar 100% das funcionalidades da plataforma Edujob, obtendo acesso a mais de 270 mil jovens, com CPF validados e todas as informações atualizadas. Além disso, você poderá contar com nossos filtros por testes comportamentais e de aprendizado, em um sistema inovador que utiliza Inteligência Artificial, Gamificação e Microlearning para te indicar o jovem que mais combina com a vaga disposta.

 

Tudo isso em 48h, economizando 5x o tempo normal das contratações de aprendizes no Brasil.

 

Para saber mais sobre como contratar jovem aprendiz com a Edujob, clique neste link.

 

Viu? É fácil, simples e rápido. Indicamos o melhor jovem para sua empresa, te ajudando a renovar seus talentos e juntos, ajudamos a mudar a vida de jovens, incluindo a nova geração no mercado de trabalho de forma segura e responsável 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.