Você sabe como criar uma vaga de emprego?

Um anúncio de vaga de emprego atrativa e bem feita, pode evitar problemas a médio e longo prazo, atraindo os candidatos certos para cada posição. Sabemos que não é tão simples assim preencher cargos, principalmente quando são vagas de estágio ou jovem aprendiz, pois o currículo não diz muito sobre o jovem, por não serem profissionais com experiência. 

 

O início da seleção de um bom candidato, é exatamente na disposição da vaga, pois é nela que você dará as informações essenciais, para que os candidatos entendam as funções, se eles se encaixam no perfil, e que os convence a participar do processo seletivo.

 

E agora, como criar uma vaga de emprego atrativa? 

 

Selecionamos dicas e informações fundamentais para que a sua oportunidade, além de ser atraente, seja informativa o suficiente para aproximar os candidatos certos:   

 

1 . Como Criar Um Bom Título Para A Vaga:

 

Importante lembrar que o título é o primeiro contato do jovem com a vaga, é por ele que o candidato vai decidir abrir ou não aquela oportunidade, então separamos algumas dicas para sua próximas vagas:

 

Títulos muito longos podem afastar os candidatos. Deixe para dar maiores detalhes na descrição, no título, foque apenas no cargo que será ocupado. 

 

Para muitas empresas, as posições são diferenciadas por uma sigla ou um número, mas pense que o candidato não irá entender e isso pode atrapalhar a busca. 

 

Pense em como o candidato iria procurar no Google (por exemplo) pela vaga.   

 

2 . Descrição do Anúncio de Vaga 

 

Você arrasou no título e os candidatos abriram sua vaga. Uhuuul! Agora você precisa chamar a atenção dos possíveis candidatos e contar mais sobre a sua empresa, contando mais sobre a vaga e suas funções. 

 

Veja a descrição (job description) de uma vaga, como se os candidatos fossem seus clientes e você estivesse convencendo-os a comprar uma ideia, que nesse caso é a missão da sua empresa. 

 

Foque em descrições objetivas e de fácil entendimento. Resuma as atividades que ele irá exercer e quais são as atitudes esperadas para a resolução dos eventuais problemas.

 

Ser objetivo não quer dizer tornar sua descrição sem graça. Faça um texto chamativo, mostrando para o candidato como pode ser legal fazer parte de sua empresa. Conte sobre a importância do cargo e em quais desafios o candidato vai ajudar a solucionar. 

 

Fale sobre a missão e problemas que sua empresa soluciona, pois isso pode engajar o candidato, por ser um perfil de desafio que ele se imagina trabalhando.

O foco aqui é criar um contato maior entre o jovem e a vaga, para que ele realmente consiga se imaginar trabalhando.

 

Se precisa de mais ajuda em suas descrições, clique neste link e veja o texto que preparamos para te auxiliar.

 

Encontre o equilíbrio entre criar uma vaga atraente, sem deixar de ser honesto com as disposições da vaga. 

 

Títulos objetivos e uma descrição com as principais funções, são importantes para a atenção do candidato, mas também para otimizar a busca (no google, por exemplo) e aparecer para mais pessoas. 

 

Tenha em mente que quanto mais genérica forem as palavras-chave, mais a sua descrição da vaga irá competir com a de oportunidades similares. Outros tipos de frases-chave a serem consideradas: 

 

3 . Sobre a Empresa 

 

Esse é o momento que o candidato descobre quais são as semelhanças entre ele e sua empresa. 

 

De forma breve, conte a história da empresa e por que as pessoas gostam de trabalhar lá. Adicione os motivos do porquê esse candidato deveria escolher sua empresa, pela cultura, motivações, missão e etc…

 

4 . Local de Trabalho 

 

O endereço da empresa pode separar a impressão de uma vaga SPAM, para uma vaga real na visão do candidato. Além disso, evita candidatos que moram em localidades muito distantes se inscreverem, facilitando na escolha do recrutador. 

 

Se você tem mais de um endereço ou opção de Home Office, deixe isso claro na descrição.

 

5 . Salário

 

É necessário informar o valor e ser honesto, pois além de filtrar os candidatos que realmente tem interesse, mostra a veracidade da vaga, com informações mais completas e descritivas. 

 

6 . Benefícios 

 

É importante adicionar os benefícios garantidos pela lei, como vale-transporte, vale-refeição, mas também os não tradicionais, pois esses são os diferenciais que sua empresa oferece.

OBS: Evite usar “beneficios a combinar”: ou a vaga oferece benefícios, ou não. Se eles são negociáveis, descreva-os como tal e acerte os detalhes durante a entrevista.  

Agora que você já sabe criar uma vaga de emprego atrativa, contrate os melhores jovens aprendizes e estagiários pela plataforma Edujob 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.